O Imposto de Renda é um valor a ser cumprido anualmente, e além disso, é preciso declarar também impostos tributáveis. Algumas vezes, as deduções do imposto podem ser muitas, assim como a existência de muitos dependentes. Situações como esta podem levar o contribuinte a receber a restituição do imposto de renda. Mas você sabe como funciona? Leia o texto a seguir e saiba tudo sobre este recurso.

O que é o Imposto de Renda?

O imposto de renda é um tributo muito importante e é necessário efetuar a declaração dele anualmente. Este recurso de divide em duas categorias, direcionadas a Pessoa Física e Pessoa Jurídica, sendo respectivamente o IRPF e o IRPJ. A declaração do IR pode ser realizada pela internet, através do programa da Receita Federal. É só instalar o sistema no computador e realizar as suas declarações dentro do prazo do IR. Para realizar a declaração e emitir a DARF, contribuinte deve estar atento à divulgação de informações da Receita e verificar o que precisa ser declarado no Imposto de Renda.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

A restituição é um recurso que fica disponível para o contribuinte, se no final for calculado que ele pagou a mais do imposto devido. Isto ocorre por exemplo, se o declarante obtiver rendimento anual inferior a R$ 28.559,70. Pode ser deduzido do imposto, por exemplo, despesas médicas e hospitalares, pensão alimentícia, despesas com educação e a adição de dependentes na declaração anual. Se for identificado a irregularidade na sua guia de pagamento, seja por ter pago a mais ou a menos, será necessário preencher e aguardar a revisão da Receita e informar os dados bancários para que a mesma realize o depósito da restituição. No caso de quem pagou a menos, é necessário aguardar uma nova guia com o valor que ficou pendente.

Quando e como é paga a restituição do IR?

Como informado, o pagamento da restituição será feito direto na conta bancária do declarante, por isso, é importante informar os dados corretamente para a Receita Federal. Vale lembrar que caso haja irregularidades nos dados na conta, o dinheiro irá retornar à instituição e será estabelecido um prazo de um ano para que o cidadão forneça novos dados válidos. Quando perde o prazo, o declarante perde também o direito de receber o valor. A data de restituição é geralmente realizada no dia 15 dos meses entre julho e dezembro. O pagamento é efetuado em sete lotes, por isso, quem estiver para receber o valor deve ficar atento às datas de cada um.